Friday, April 28, 2006

Opções religiosas

Uma das coisas que faço de vez em quando é dar uma volta pelos blogs religiosos que por aí andam para ver o que é dito e pensado por esse sector. Isto sendo Portugal é bastante claro que a maioria dos blogs desta categoria são católicos, o que retira bastante interesse à actividade - se estivesse interessado em ouvir repetições das opiniões do Vaticano ligava a tv em vez de usar a net.

Mas de qualquer forma, de tempos a tempos, lá vou eu ver o que se passa com as vozes religiosas nacional e desta vez encontrei algo que me fez lembrar várias razões pelas quais não tenho qualquer simpatia com o cristianismo. Bastou uma palavra: evangelização. Só a palavra em si mesma é um atestado de arrogância que só poderia vir de uma mentalidade dominadora. Não se fala em discussão entre crentes ou entre crentes e descrentes. Fala-se sim em conversão em massa.

Não é a cúmulo da arrogância supor que os outros não meditaram as suas posições religiosas e que devem ser alvos de tentativas de conversão? Não será o cúmulo do pretensiosismo falar em revelar verdades, livre arbítrio e todo o repertório missionário quando a prática desta religião inclui “ensinar” as verdades da fé a crianças (dificultando a livre escolha)? Obviamente que tudo isto passa completamente ao lado dos cristãos, pelo simples facto de que sofrem de um complexo de superioridade derivado de duas coisas: 1) a própria natureza do monoteísmo aponta para a visão única e superior do crente face aos outros (talvez seja isto que permite aos diferentes monoteísmos participar no diálogo religioso) e 2) um passado agressivo em que as culturas com crenças religiosas diferentes foram sucessivamente dominadas e destruídas, o que levou à expansão do seu modelo religioso.

Eu próprio sou um curioso das religiões, da sua história, dos seus ritos, das suas ideias e posso com toda a certeza dizer que as religiões do livro seriam as últimas que eu escolheria para mim mesmo.

6 Comments:

Blogger pedro silva said...

apoiado!

Friday, April 28, 2006 12:44:00 PM  
Blogger sabine said...

Blogue muito bom! ;)
Uma adenda: aquilo qaue se diz para os cristaos tambem serve para os muçulmanos!

Friday, April 28, 2006 6:25:00 PM  
Blogger Berith said...

Sabine,

Pois vale para os muçulmanos, vale para todos os monoteismos do livro.

Friday, April 28, 2006 8:00:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Very cool design! Useful information. Go on! » »

Thursday, February 15, 2007 6:19:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Looking for information and found it at this great site... »

Wednesday, February 21, 2007 4:40:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

That's a great story. Waiting for more. film editing schools

Wednesday, March 14, 2007 11:01:00 PM  

Post a Comment

<< Home